top of page

Safra de Café no Brasil: cooperação e visão estratégica em destaque

  • Foto do escritor: MKT FG
    MKT FG
  • há 13 horas
  • 2 min de leitura

A safra de café no Brasil está em sua reta final, com a colheita já ultrapassando os 90% nas principais regiões produtoras — ainda que, segundo o mercado, em passos lentos. De acordo com levantamento da Cooxupé, cooperativa referência no agronegócio, os percentuais são:

  • Matas de Minas: 98%

  • Sul de Minas: 96,4%

  • Cerrado Mineiro: 93,3%

  • São Paulo (Média Mogiana): 87,8%


Colheita mecanizada na Região do Cerrado Mineiro.
Colheita mecanizada na Região do Cerrado Mineiro.

Diálogo, cooperação e visão de longo prazo


No momento em que o Brasil atravessa desafios externos, como barreiras comerciais, o presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, defende uma atuação pautada na diplomacia, e não na retaliação — a chamada “lei da reciprocidade”. Em recente entrevista, ele alertou que retaliações poderiam fechar portas comerciais, afetar a imagem do Brasil como fornecedor confiável e prejudicar o setor no longo prazo. Para ele, “quem entende do assunto pede calma e uma visão estratégica de longo prazo” 

Seguindo essa perspectiva, o Brasil — maior exportador mundial de café — reforça que a sustentabilidade, rastreabilidade e certificações são diferenciais que fortalecem sua posição diante de mercados exigentes.


Reflexão FG Corretagens

Para a FG Corretagens, observar esse momento com discernimento é fundamental. Com uma visão integrada da cadeia do café, atuamos como mediadores que conectam origens e mercados, promovendo negócios justos, alinhados com práticas sustentáveis e cooperativas.

A conclusão é clara: força estratégica e cooperação são os verdadeiros motores que manterão o Brasil como líder global na exportação de café — não o confronto.

Café colhido em processo de secagem natural.
Café colhido em processo de secagem natural.

Fontes:

Comentários


bottom of page