Floradas de 2026 surpreendem em Minas, mas chuvas escassas geram incertezas sobre o pegamento.
- MKT FG

- 7 de out.
- 1 min de leitura

Essa atenção se intensifica diante de um contexto global sensível. Com estoques internacionais de café em baixa, o mundo conta com uma boa produção brasileira em 2026 para manter o equilíbrio do mercado. No entanto, as condições climáticas atuais geram preocupação, especialmente no Cerrado Mineiro, onde mais da metade das lavouras não são irrigadas. As temperaturas superam os 30 °C, e a ausência de chuvas significativas nos últimos dias — e a previsão de mais 15 dias de tempo seco — representam um risco real para as floradas exuberantes dessa região.
Já no Sul de Minas, maior região produtora de café do país, o cenário é um pouco mais animador. As chuvas recentes estimularam uma florada considerada bonita e bem distribuída, e o clima, até o momento, é favorável ao pegamento. A meteorologia aponta volumes superiores de chuva para os próximos dias, mas ainda é cedo para afirmar com certeza o sucesso da frutificação.

Neste momento sensível, o setor acompanha com esperança, mas sem tirar os olhos do céu. A safra de 2026 começa agora — e cada gota de chuva fará a diferença no futuro da cafeicultura brasileira.
Fontes: Reuters, Notícias Agrícolas, curadoria da equipe de Marketing da FG Corretagens.



Comentários